Início
 
Invista na diversificação 
“Não coloque os ovos todos no mesmo cesto”.

Esta foi a máxima que serviu de base a Harry Markowitz (Prémio Nobel da Economia em 1990) para o desenvolvimento do seu modelo de otimização da carteira de investimentos.

O modelo criado por Markowitz permite avaliar a otimização de uma carteira de investimentos à luz da análise do risco e do retorno dos ativos. Deste modo, o risco total da carteira de investimentos é reduzido quando são selecionados ativos não correlacionados. O retorno potencial também é reduzido, mas o rácio retorno/risco é melhorado. Ou seja, a carteira fica mais eficiente, com um bom potencial de retorno mas com um menor nível de risco. Este facto só é possível porque o risco da carteira é igual à soma do risco dos seus ativos deduzido da correlação entre estes, e é aqui que reside a verdadeira vantagem da diversificação: a redução do risco potencial é maior que a redução do retorno potencial.

Uma gestão profissional de uma carteira de investimentos passa por ter uma carteira de investimentos eficiente. Uma carteira eficiente deverá ter, idealmente, pelo menos 10 títulos, ou por outras palavras, ter uma exposição máxima a cada título de 10%. Adicionalmente é importante que a correlação entre esses títulos seja baixa. Se, por exemplo, tiver 10 ações do setor financeiro, o ganho de diversificação é muito menor do que se cada uma das ações for de um setor diferente, pois a correlação entre as empresas do mesmo setor é elevada e o ganho de diversificação é consequentemente reduzido.

Assegure-se que a sua carteira é composta por um leque de produtos relativamente abrangente e que os diferentes títulos apresentam uma correlação tão baixa quanto possível. Veja o exemplo seguinte:
A diversificação é fundamental para uma carteira de investimentos bem sucedida. Diversifique e maximize os seus ganhos de longo prazo. *Ativos - termo utilizado para se referir a títulos financeiros que o investidor possa ter em carteira, como sejam ações, obrigações, fundos de investimento, matérias-primas, etc…
Navigation
Fale Connosco
Contacte-nos
Call Center 808 22 11 21 (Nacional)
Internacional +351 213 111 228

Copyright © Deutsche Bank AGImprint   |  Aviso legal   |  Última Actualização: 19 junho 2018 Tamanho do texto: