Início     Contas e Cartões     Investimentos     Créditos     Seguros     
 
Custos e Encargos 
Ao realizar um pedido de Crédito Habitação, é necessário conhecer os custos que o mesmo poderá acarretar, para evitar surpresas de última hora. Estes custos serão os seguintes:

Comissão de Processo

A um pedido de Crédito Habitação, será cobrada ao Cliente uma Comissão de Processo que engloba todos os custos inerentes à sua concessão.

O valor dessa Comissão varia de Banco para Banco, sendo, geralmente um valor fixo, independentemente do valor de empréstimo solicitado pelo Cliente.

O custo com a Comissão de Processo, é um dos parâmetros que o Cliente deverá ter em conta quando compara os preços dos vários bancos em termos de Crédito Habitação.

Custos com a avaliação

Para os Bancos concederem um Crédito Habitação, será necessário efectuarem uma avaliação ao imóvel que o Cliente pretende adquirir.

A avaliação, por principio, é feita por uma empresa independente, servindo para determinar qual o valor do imóvel, no mercado imobiliário.

Será através do valor apurado na avaliação, que o Banco decide o montante que irá financiar para determinado imóvel.

A generalidade dos Bancos financia até 100% do valor apurado na avaliação, no entanto, poderão existir reduções nesta percentagem mediante cada caso concreto.

O custo com a avaliação varia de Banco para Banco, sendo geralmente um valor fixo.

Este tipo de custo será, também, um dos parâmetros que o Cliente deverá ter em conta quando compara os preços dos vários bancos em termos de Crédito Habitação.

Custos com Registos Prediais

Após a aprovação definitiva do processo de Crédito Habitação, passar-se-á para a fase da preparação dos documentos necessários à escritura.

O Cliente terá que efectuar, junto da Conservatória do Registo Predial, os registos provisórios de aquisição e hipoteca, e deverá ainda solicitar uma certidão de teor que mencione todas inscrições prediais em vigor.

Estes registos têm custos associados, que serão cobrados pela Conservatória do Registo Predial.

Nota: Para calcular os custos para o seu caso concreto, poderá aceder ao nosso simulador.

Imposto Municipal sobre Transmissões Onerosas de Imóveis

O valor de incidência é definido anualmente no Orçamento geral do estado. O IMT é devido aquando da transmissão onerosa dos imóveis, sendo a taxa a aplicar sobre o maior dos seguintes valores: o valor matricial do imóvel ( constante na Caderneta Predial), valor de aquisição do imóvel ( constante da Escritura) ou sobre o valor de avaliação fiscal ( efectuado pela DGCI ou a pedido do Contribuinte).

A obtenção da isenção ou o pagamento do IMT é efectuado nos serviços de finanças da zona do imóvel a adquirir, antes da realização da escritura.

Custos com a Escritura

Após a tratamento de todos os documentos necessários para a escritura, e o pagamento do IMT, passar-se-á para a fase de escrituração.

A escritura poderá ser efectuada perante um Notário ou, em certos casos, mediante Documento Particular.

Qualquer uma destas formas de contratação tem os seus custos.

Para que possa obter uma ideia aproximada destes custos para o seu caso concreto, poderá aceder ao nosso simulador.

Custos com Seguros Obrigatórios

A generalidade dos Bancos obriga o Cliente a efectuar um Seguro de Vida e Multiriscos Habitação.

O Seguro de Vida deverá ser efectuado pelo montante do financiamento e para cada interveniente/proponente do empréstimo .

O seguro Multiriscos incide sobre o valor do capital seguro (valor de reconstrução do imóvel).

Em qualquer dos casos, os seguros deverão ser efectuados pela vida útil do empréstimo.

Os montantes dos seguros acima indicados poderão, no entanto, variar mediante cada caso concreto.

Adicionalmente existe o Seguro de Protecção ao Crédito, que é opcional. Corresponde a 1,413% do montante total financiado, o qual garante o reembolso da prestação do crédito ( até € 1.700 por Contrato), durante os primeiros 5 anos em caso de incapacidade temporária absoluta para o trabalho ou doença por acidente, Desemprego Involuntário ou Hospitalização.

Os custos com os seguros deverão ser vistos pelo Cliente, como um encargo global a ter no Crédito Habitação.

Para conhecer os preços dos nossos seguros, poderá aceder ao nosso simulador.
Navigation
Contacte-nos
Call Center 808 22 11 21 (Nacional)
Internacional +351 213 111 228

Copyright © Deutsche Bank AGImprint   |  Aviso legal   |  Última Actualização: 13 novembro 2015 Tamanho do texto: